CONDOMÍNIO RESIDENCIAL – CONFLITO ENTRE VIZINHOS

O papel do síndico na gestão condominial não se limita apenas a gestão das contas e a manutenção do patrimônio comum, pois vai além das questões administrativas, adentra nas relações interpessoais de convivência.

 

Em vista disso, brigas e desentendimentos entre vizinhos necessitam de mediação, cabendo esta ao síndico, que deve zelar pela paz no condomínio.

Portanto, é necessário que o cargo de síndico seja conduzido com grandes doses de empatia, pois será através de uma atitude de composição que os conflitos serão solucionados, evitando problemas inclusive para o próprio condomínio, eis que situações de agressão verbal e até física não são exceções.

 

Hoje temos que grande parte de ações judiciais em condomínios se devem ao uso indevido da área comum, sobre espaços de garagem, barulho fora de horário, animais de estimação, ou seja, todos conflitos pessoais de convivência.

 

Regras bem definidas em regimento interno e aplicação de multas também desestimulam conflitos, pois regulam condutas indevidas pela força, o que infelizmente em alguns casos se faz necessário, quando há atitudes entre vizinhos que fogem ao senso comum.

 

O certo é que o síndico é o gestor do condomínio e deve zelar pela paz, sendo a gestão de pessoas o seu maior desafio.

 

Ficou interessado no conteúdo deste artigo? Deixe seu comentário ou ideias para próximos artigos e vídeos, lembrando que estamos com um canal deste blog no Youtube.

 

Por Sabrina Safar Laranja – OAB/RS 57.479